João Monteiro

Olá, eu sou o João!

Sou um (quase) engenheiro informático de 23 anos com uma veia artística. Isso significa que tenho os conhecimentos técnicos, o instinto criativo e as competênciais sociais que se complementam para criar soluções sinergéticas.

Gosto de desafios e dedico-me totalmente àqueles que tento resolver. Tenho um sentido de responsabilidade apurado, a capacidade de resolver problemas rapidamente, e a paixão para o fazer tão bem quanto me é possível.

Se quiser contactar-me, pode fazê-lo de qualquer uma das maneiras apresentadas abaixo. Neste site pode também consultar o meu CV, ver amostras de trabalhos que desenvolvi, e um portefólio de fotografias (uma das minhas paixões).

Estou à sua disposição para o que precisar!

Currículo


Educação

Dr. Mário Sacramento

Tirei o curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento entre 2008 e 2011 em Aveiro, Portugal.

Nota final: 19,2 / 20

Universidade do Porto

A terminar o mestrado integrado em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no Porto, Portugal.

Universidade de Aalto

Fui durante o primeiro semestre de 2015/16 em Erasmus+ para a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Aalto em Espoo, Finlândia.

Nota final: 4,5 / 5

Experiência profissional

Estágio de verão
Julho - Agosto 2016

Trabalhei no departamento de marketing da AIESEC Poznań (Polónia) e contribuí para a criação de eventos de marketing, filmagem e edição de vídeos promocionais e desenvolvimento de um novo site.

Freelancer
Abril 2015 - Julho 2016

Fui contratado pela MG Consulting para desenvolver um novo site para a empresa, o que incluiu planear a sua estrutura, tomar as decisões de UX mais apropriadas e gerir os conteúdos.

Freelancer
Fevereiro 2015 - Presente

Desenvolvi um novo site para a NeuroAv, que já foi iterado desde a sua conceção original. Sou o responsável pela gestão dos conteúdos do site e realizo todas as alterações pedidas pelo cliente.

Competências

Trab. de equipa
Responsabilidade
Comunicação
Iniciativa
Autonomia
Marketing
Criatividade
Design thinking
UXD
Empreendedorismo
Adobe suite
Java
C++
CSS / SASS
JavaScript
Design de software
Gestão de projetos
REST
GIT / SVN
SQL
PROLOG
Android
PT
EN
ES
FR

Projetos


BrainLight
BrainLight

Função: Líder de equipa & gestor do projeto

A informação biomédica de um indivíduo é cada vez mais fácil de se obter graças à proliferação de tecnologia "wearable" e dispositivos mais baratos, mas o software que vem com cada equipamento não é compatível com nenhum outro.

De modo a solucionar isso, a INOVA+ pediu-nos para desenvolvermos uma framework capaz de ler, analisar e mostrar a informação obtida por qualquer dispositivo biomédico compatível. Também desenvolvemos uma prova de conceito, a BrainStream, que utiliza as funcionalidades da framework para permitir a um médico analisar os sinais, tanto em tempo real como os armazenados, de um paciente.

Caravela
Caravela

Projeto pessoal

A Caravela pretende ser uma plataforma online onde falantes de inglês podem aprender português, e onde os paralelos entre a caravela, um navio rápido e ágil criado pelos portugueses, e a aprendizagem da língua através da plataforma, são realçados.

Apenas está concluído um protótipo, mas o objetivo seria testá-lo com estudantes estrangeiros a residir em Portugal, e posteriormente como uma ferramenta de estudo para as escolas e universidades.

TravelStat
TravelStat

Função: Membro de equipa

Uma das maiores dificuldades que a Associação de Turismo do Porto enfrenta é medir os níveis de satisfação dos turistas devido à inexistência de métodos que o façam eficazmente.

A TravelStat é um conceito para uma aplicação que os turistas são incentivados a instalar e em que respondem a uma simples questão em cada monumento que visitam. Essa informação é depois enviada para cada monumento, e o conjunto dos dados é facultado à Associação de Turismo, que pode assim perceber as tendências e características dos turistas que visitam a cidade.

GoDex
GoDex

Função: Cocriador

A GoDex é uma Pokédex™ desenvolvida especificamente para jogadores de PokémonGO™ em dispositivos Android: apenas mostra a informação que lhes é mais pertinente, e tem dados específicos que outras bases de dados não possuem. Funciona offline e deverá ser atualizada regularmente, tendo especial atenção a feedback da comunidade. Está neste momento em fase de testes alfa.

Innovation Lab
Aalto Inovation Lab

Função: Membro de equipa

Os estudantes de Aalto possuem as ferramentas, metodologias, e mentalidade que lhes permitem resolver todos os tipos de problemas que enfrentam através do uso de design thinking, prototipagem rápida, e experimentação. No entanto, o ensino desses métodos está interdito a pessoas externas à faculdade.

O Aalto Inovation Lab organizaria workshops de design thinking estruturadas, estilo hackathon, que iriam juntar pessoas de diferentes origens para colaborarem na criação de soluções para todo o tipo de problemas.

ShapeMeal
ShapeMeal

Função: Membro de equipa

É muito difícil obter informação sobre o impacto ecológico da maioria das escolhas que tomamos no nosso dia-a-dia, e especialmente relativamente ao que ingerimos.

A ShapeMeal foi projetada para ser um sistema que fornece aos consumidores e todas as partes interessadas nas cantinas de estudantes e trabalhadores acesso fácil às Avaliações dos Ciclos de Vida dos menus disponibilizados e a sua pegada de carbono, bem como outra informação pertinente.

BuyMore
BuyMore

Função: Membro de equipa

O BuyMore depende dos contributos da comunidade para recolher dados sobre os preços de todos os tipos de produtos que se vendem em supermercados. Estes são organizados em categorias e sub-categorias, e podem ser pesquisados por qualquer utilizador. Assim, qualquer visitante pode avaliar em que loja os produtos que pretende comprar são mais baratos.

AskIt
AskIt

Função: Membro de equipa

Tens alguma questão ardente? Então pergunta-a no AskIt!

O AskIt é um fórum onde utilizadores registados podem perguntar o que pretenderem, e tanto as perguntas como as respostas podem ser avaliadas com +1 ou -1. O uso de etiquetas facilita a procura de questões, e a possibilidade de fazer comentários fomenta uma discussão saudável sobre potenciais soluções.

Contactos


Sinta-se à vontade para me contactar pelo meio que preferir, seja para uma oferta de emprego, uma pergunta ou apenas para falar!